Levantamento levou em consideração as respostas de tech recruiters, gestores e analistas de Recursos Humanos
Quais são os principais desafios do recrutamento tech? Esse é o principal questionamento que motivou uma pesquisa realizada pela GeekHunter, startup de recrutamento de profissionais de TI.
De acordo com o levantamento, a desistência, demora ou falta de resposta dos candidatos para seguir no processo seletivo é um dos principais desafios enfrentados pelos recrutadores. Em contrapartida, processos seletivos longos e com testes técnicos complexos são os principais fatores que levam um profissional a desistir de uma vaga.
A pesquisa levou em consideração as respostas de tech recruiters, gestores e analistas de Recursos Humanos e produtos de pequenas, médias e grandes empresas. O objetivo era, justamente, identificar os desafios dos RHs desde a atração até a contratação de candidatos.
Do total de respondentes, 62,7% mencionou as desistências como maior dificuldade. Além disso, foram apontadas questões, como alinhamento de salário e benefícios (15,7%) e a necessidade de muitas entrevistas até encontrar alguém compatível com a vaga (11,9%).
“É evidente que a escassez desses profissionais e, ao mesmo tempo, a alta demanda do mercado faz com que sejam as empresas a correrem atrás deste perfil. Manter o candidato engajado em um processo seletivo até o aceite da proposta é mais uma barreira a ser superada, que vai além do RH e envolve todo o time de gestão e tecnologia”, disse Karina Matheus dos Santos, coordenadora de People na GeekHunter.
Veja também: Como profissionais de TI podem elaborar um bom currículo? Confira algumas dicas
Processos seletivos longos são desafio no recrutamento tech
Ainda de acordo com os resultados, 46,8%, levam entre 31 e 60 dias para contratar uma pessoa desenvolvedora. Outros 31,9% contratam em menos de um mês, 14,9% entre 61 e 90 dias e 6,4% acima de três meses.
Fonte: https://bit.ly/3cefUpD